Helix Aspersa Maxima
Conhecido pelo seu nome comum de “caracol de jardim”, é o gastrópode pulmonado mais conhecido de todos os moluscos terrestres.
O adulto tem uma casca dura, de calcário fino e geralmente é castanho escuro com listras ou manchas amarelas, situando-se o seu peso normal entre as 17 e as 25 gramas.
É uma espécie oriunda da região do Mediterrâneo e da Europa Ocidental, do noroeste da África e da Península Ibérica até à Ásia Menor e ao norte das Ilhas Britânicas.

É herbívoro e tem uma vasta gama de plantas de que se alimenta. As farinhas como o milho, a soja, o trigo e a aveia podem servir de complemento à sua alimentação.
É um animal de hábitos noturnos e de grande apetite, estando esse apetite diretamente relacionado ao clima e às estações do ano: em clima quente e seco não se alimenta por vários dias mas nos dias frescos e húmidos consome diariamente cerca de 40% de seu peso.

Os períodos em que não têm actividade, são conhecidos como hibernação e estivação. Em hibernação, estado em que o Helix Aspersa passa o inverno,
o animal fica mergulhado num estado de sonolência e inactividade, em que as funções vitais do seu organismo são reduzidas ao absolutamente necessário para a sobrevivência.

No que respeita à reprodução, e como hermafrodita que é, o Helix Aspersa possui órgãos sexuais de ambos os géneros, mas tem de acasalar para haver fecundação. O acasalamento dura algumas horas e o período entre o acasalamento e a desova, embora varie segundo a temperatura,
ronda os 15 dias.

Esta espécie é conhecida como uma praga agrícola e de jardim, uma iguaria comestível, e, ocasionalmente, um animal doméstico. Na cozinha francesa, ela é conhecida como petit gris, e é servido por exemplo, Escargot à la Bordelaise.

A prática de criação de caracóis para o alimento é conhecido como helicicultura.

Recentemente, este caracol ganhou popularidade, devido à utilização da sua baba, na indústria cosmética.

Essencialmente constituído por água, rico em proteínas e pobre em gorduras, é muito nutritivo e com baixo valor calórico.

Formas de apresentação: A nossa caracoleta comercializa-se viva, devidamente purgada e pronta a cozinhar, em sacos de 1 ou 5kg,
ou noutras quantidades solicitadas pelos nossos clientes.

Helix-Aspersa-Maxima_Crescimento
Helix-Aspersa-Maxima_Saquinhos
Caracoleta-riscada
Alevins
Caracois
Caracol_Theba-Pisana
Adultos
Petits
facebook
| ablelabel.eu
ALICARACOL - Home